terça-feira, dezembro 01, 2015

STV Chissano CamposdeReeducaçao 30 11 2015



Sobre os centros de reeducação

Chissano fala de um que matou a mulher, mas que apenas foi uma mistura de delinquentes com todos aqueles inocentes que vimos na reportagem da STV e outros até intelectuais que foram conduzidos àqueles centros pelo simples facto de não levantarem os bracos para mais alto como "VIVA A FRELIMO", missionários e outros religiosos que defendiam as suas crenças.
Desde 1979 vivi no Itoculo onde se localizava um dos maiores centros de reeducacão. No Itoculo encontrei e encontrei-me com muitos reeducandos alguns deles que já conhecia como é o caso do meu ex-professor de desenho em Nacala, o Ismael, o meu conterrâneo e ex-professor de francês da Escola Secundária de Memba, o falecido Luciano Ravia, o meu conterrâneo Tuaha trazido da antiga RDA num grupo de 12 que segundo se dizia, era porque haviam arranjado namoradas alemãs, E para Itoculo ia sempre o padre Leandro, o então professor de música da Escola Secundária de Nacala para visitar a um seu colega...
Para Namilala, em Malema foi levado o irmão do meu amigo, digamos de infância, o falecido António Álves Almasse, simplesmente por ter pedido a palavra num comício realizado no Campo do Desportivo de Nacala orientado por Óscar Monteiro, então ministro do interior em 1977. Eu estive nesse comício.

Chissano quer dizer que não sabia disto tudo, mas de um homem que havia morto a sua mulher???

Sem comentários: