quarta-feira, novembro 04, 2015

AS MANOBRAS DILATÓRIAS DO GOVERNO DA FRELIMO!

Por Domingos Gundana

Enquanto eu e minha família tentávamos repousar depois de um dia de labuta eis que o meu cell toca, um numero privado, achei estranho mas como não devo e sei que a minha cônjuge também não tem andado neste mundo de dividas, atendi a chamada.

Do outro lado era uma voz feminina, uma voz de alguém crescida, gritando no meu ouvido palavras como estas: Gundana, PEGA NO CARRO E VEM ATE A POLANA CANIÇO, A POLICIA ESTA A INVADIR A CASA ONDE VIVEM 3 ELEMENTOS DA GUARDA DA CASA DE DHLAKAMA. Eu quis saber os motivos ela disse, JA ESTÃO A SAIR COM ELES, vou segui-los do meu carro depois te dou sinal e desligou.

Eu fiquei preocupado, peguei no meu sai do meu bairro e logo o cell volta a tocar, era a mesma pessoa só que dessa vez a voz foi masculino: Gundana, A POLICIA ENTROU AQUI NA ESQUADRA DE MAVALANE COM OS HOMENS. Eu disse, obrigado amigos vou informar aos demais que conheço e aos responsáveis por estes irmãos.

O meu espanto, foi nesta manha alguém liga para me dizer que terá visto estes a serem apresentados como HOMENS CATANAS numa das reportagens de um dos canais televisivo da praça. Nao sei se sera verdade, pois eu não assisti a tal reportagem, mas a ser isso, sera uma grande falsa. Porque das informações que tenho, os gurdas da casa do Líder da Renamo em Maputo, todos são assalariados, são pagas rendas de casa, água, luz e tem rancho mensal.

Nao tenho muitas informações neste momento, estou a tentar contactar os mais próximos, do que sei, os três foram separados ainda ontem, um teria ficado la na esquadra e dois para o comando da cidade. Lamento o comportamento do Governo, pois prender pessoas nas suas residencias so porque sao trabalhadores da casa do Líder da Renamo nao vai significar o desarmamento. Aqueles so vivem nas suas casas e vao ao serviço de proteção residencial como um guarda ou segurança privada o faz.

A ser verdade esse comportamento do Governo, de ate aqueles que estão controlados começarem a ser recolhidos aos carrabouços então estaremos a incorrer o risco destes começarem a mudar de residencias, isto poderá ser o principio de busca de lugares seguros, SERA ISSO QUE O GOVERNO QUER?

A perseguição e prisão dos desmobilizados e membros da Renamo pelas forcas de defesa e segurança do Estado so poderá piorar a situação politico-militar de Moçambique, por ser obvio que ninguém se sentindo ameaçado vai ficar a espera da sua vez, essa campanha do governo so ira afugentar e criar condições para futuros agrupamentos dos ameaçados para se defenderem e ja sabemos que foi assim num passado recente, quando em Nampula, Gondola e Muxungue, o governo atacou prendeu alguns e os que sobreviveram foram se reagrupar. Estamos a pagar o preço dessa forma de acoes.

Gostaria de apelar ao Governo e ao Presidente Nhusi, para nao caminharem, nessa direção pois não vai dar certo, apenas vai nos deixar com lagrimas de choro por perca de mais irmãos e o retrocesso da vida.

Vou atrás da verdade.
Espero que se esclareça o motivos que levou a policia a agir nessa direção e liberte aqueles cidadãos. Pela Paz!


In mural de Domingos Gundana – 04.11.2015

1 comentário:

Anónimo disse...

irmãos moçambicanos, por vezes para alcançar a paz é preciso mesmo lutar, não fugir